domingo, 7 de fevereiro de 2010

PORQUE O PRESIDENTE LULA É TÃO POPULAR Parte 2

     O golpe Civil-militar de 1964 interrompeu o breve período democrático que se iniciou com as eleições de 46. Note-se que naquelas eleições o PCB elegeu 14 deputados federais e 1 senador Luiz Carlos Prestes. O clima de guerra fria da ocasião combinado com o arraigado conservadorismo brasileiro, fêz com que o STF por 3 votos a 2 extinguisse o registro do partido e cassasse os mandatos comunistas.
     Há que se destacar, que todas as vezes que as forças populares tiveram algum tipo de ascenso no país o reacionarismo pela via dos meios de comunicação conservadores os combatiam dura e levianamente. Estes registros históricos apesar de breves, servem para ilustrar o comportamento perverso do coronelismo travestido de moderno que continua com muita força no Brasil.
     Ao assumir o governo no dia primeiro de janeiro de 2003 cercado de grande expectativa popular, Lula monta seu ministério com um corte nitidamente progressista e de esquerda. Pela primeira vez depois de muitas décadas a face mais aparente do conservadorismo o PFL e seus congêneres estão fora do poder central.
     Entendemos porém que o centro do espectro político brasileiro o PMDB deveria desde o início participar do governo, isso não se deu o que na minha opinião fragilizou muito a chamada base de sustentação do governo no congresso trazendo grandes dificuldades na aprovação de projetos de interresses populares.
     Ao unificar e ampliar os projetos sociais e conceder aumentos reais aos aposentados e ao salário mínimo o governo do Presidente Lula dá início ao processo de erradicação da fome e da miséria absoluta que apesar de ainda existirem no país, tem o seu número diminuído drásticamente.  Ao reconstruir as bases do Estado brasileiro desmontado e desvalorizado pelo governo FHC, começaram os ataques da mídia conservadora e seus arautos no Congresso Nacional.                    continua.

0 comentários:

Postar um comentário