domingo, 18 de outubro de 2009

ELEIÇÕES 2010 SERÃO PLEBISCITÁRIAS


Com a proximidade da campanha eleitoral de 2010, as forças políticas começam a montar o tabuleiro de suas estratégias.    As forças conservadoras lideradas pela trinca PSDB-DEM-PPS e contando com o apoio entuasiasmado da grande mídia, apostam na pulverização de candidaturas no campo popular, facilitando assim a vida dos seus candidatos: os governadores Serra e Aécio.

 A edição de hoje (domingo), do Jornal O Globo mais parecia o boletim informativo dessa aliança, o que é um desrespeito ao leitor do "isento" Jornal.

Voltando à movimentação das forças, há que se destacar o papel preponderante do Presidente Lula em unir os setores democráticos e populares em torno de uma candidatura única.    Lapidar, foi sua resposta sobre se haveria a chapa Dilma-Ciro, respondendo de pronto que os dois tem vocação para cantores solo.

Ator deveras importante nesse processo, o PMDB deve ser (assim esperamos) o partido detentor pelo seu peso, da vaga de vice na chapa encabeçada pela ministra Dilma.

O PT principal sustentáculo do Governo Lula e maior partido do campo progressista por ter a cabeça de chapa principal, tem que nos estados onde não governa (com raríssimas excessões RS e SC) ceder aos aliados a vaga de candidato a governador.

 São Paulo joga um papel de destaque nessa estratégia. Ciro Gomes se for candidato ao governo dará um nó na tática eleitoral do conservadorismo podendo inclusive polarizar com o tucanato naquele estado.

Duas candidaturas polarizarão a disputa. De um lado Dilma Roussef representando a continuidade do nosso projeto e de outro lado, o atraso encarnado nesses personagens Serra e Aécio com o apoio da direita golpista e de setores da ex-esquerda ressentida que com o beneplácito e a blindagem da mídia conservadora governam seus estados sem nenhum viés de compromisso com o fim das desigualdade que teimam em perdurar no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário